Social Recommendations Index 2nd Edition

O que inspira os consumidores a realizar uma compra, recomendar uma marca nas redes sociais ou falar algo positivo sobre uma empresa? O Social Media Link entrevistou mais de 24 mil consumidores de mídia social para descobrir o porquê.

Dos entrevistados, 71% dizem confiar mais em um produto visto no Facebook do que em qualquer outra rede social. Uma vez que compram os produtos, 54% divulgam sua aquisição na plataforma de Mark Zuckerberg.

Social Recommendations Index 2nd Edition

Para pesquisar por outras empresas que oferecem um mesmo tipo de produto ou descobrir novas marcas e serviços, 53% dos entrevistados disseram que utilizam o Facebook, sites de marcas, distribuidores e varejistas. Quando já existe o interesse pela compra de um produto ou serviço, 58% das pessoas preferem ir diretamente ao site do produto para obter maiores informações.

Quando a pergunta foi o que motiva o consumidor a escrever uma avaliação, 93% responderam que a razão é uma experiência positiva com o produto, 79% alegaram que o fato de receberem uma amostra ou unidade grátis, e 71% escreveriam um review se a experiência foi negativa.

Sobre o que mais impacta os consumidores, 77% relataram que a influência dos familiares e amigos é crucial para a decisão de compra, e 53% disseram que confiam na opinião de um profissional. Quanto à influência de uma avaliação ou recomendação de um produto ou serviço, 83% prestam atenção a histórias pessoais, 74% em listas de prós e contras, e 62% nas avaliações em forma de pontuações, as famosas “quantidade de estrelas” e “nota de zero a 10”, entre outras.

Já quando um review foi feito em troca de uma amostra grátis, 88% dos entrevistados afirmam que a credibilidade é maior quando a uma resenha é feita por um conhecido, enquanto 78% confiam mais em blogueiros. Porém, se o post foi patrocinado esse índice cai para 48%.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.