Fidelização de visitantes em seu site

A fidelização de visitantes pode ter efeito no seu posicionamento nos sites de busca. Parece que o Google está reduzindo o tráfego de sites que vivem somente de SEO.

Não recomenda-se que você tenha uma taxa de novas visitas abaixo de 70%, ou seja, que pelo menos 30% de seu tráfego seja recorrente. Portanto, passaria a ser um critério de posicionamento em relação com os canais de tráfego e à presença de uma audiência fiel ao seu conteúdo.

Cada ação que você realiza como empresa pode atingir pessoas de formas diferentes. Há algumas dicas que, por serem básicas, muitas vezes, são ignoradas. Cada uma dessas dicas, isoladamente, pode parecer ineficiente ou mesmo já faz parte de seu dia-a-dia, mas considere trabalhar todas de maneira integrada, e explorando o máximo de cada uma, e você será surpreendido pelos resultados.

Facilite a navegação

Acredita-se que esse seja um dos aspectos mais importantes para fidelizar clientes. A experiência de navegação do usuário tem que ser tão marcante quanto a experiência que ele tem com o seu produto ou serviço e, é claro, satisfatória.

– Invista em um layout moderno e diferenciado, de acordo com um estudo do perfil e hábitos de compra de seu consumidor;

– Adicione aplicativos e banners (nunca em excesso) que permitam que esse usuário encontre produtos ou conteúdos relacionados à sua pesquisa inicial;

– Não foque somente em otimização de palavras-chave: crie categorias claras e objetivas, que facilitem a busca por produtos;

– Criar uma navegação estrutural, para facilitar que o usuário volte atrás, caso não encontre o que estava procurando.

Tente diminuir a taxa de rejeição

Uma taxa de rejeição alta pode significar diversas coisas: otimização de palavras-chave de cauda longa erradas, má segmentação de seus anúncios de links patrocinados, Facebook Ads ou Linkedin Ads, layout ruim e não confiável, entre outros.

Porém, o erro mais comum praticado por SEOs é não desenvolver uma página de destino que vise facilitar a conversão, o que chamamos de landing page. Fique atento para que o clique do usuário valha a pena, você tem menos de cinco segundos para criar uma relação de amor ou ódio com ele.

Com uma taxa de rejeição baixa, o robô do Google considera que seu site está promovendo uma boa experiência de navegação para a maioria dos visitantes. Consequentemente, ele o posicionará melhor, seu nome ficará mais exposto e a chance de seus clientes voltarem a visitá-lo são muito maiores.

Reduza a taxa de rejeição em artigos

As pessoas reclamam que é natural uma taxa de rejeição muito grande nos artigos, algo acima de 85%. Mas isso é falso. Provavelmente, o Google poderá reduzir o tráfego de seu site se tiver essa taxa de rejeição tão grande.

Hoje, o Google não quer somente que você tenha um bom conteúdo. Ele quer que, ao enviar um usuário para o seu site, você o receba muito bem, para que ele queira voltar. Para melhorar a taxa de rejeição em artigos, ofereça artigos relacionados, e-books da área, cursos ou qualquer item que desperte a atenção e a curiosidade de seu leitor, como posts com maior interação, dicas culturais relacionadas à sua área de atuação, cursos, eventos importantes, e, quem sabe,  de vez em quando, um “bom dia”.

Tenha um conteúdo atrativo e atualizado

Há dois tipos de conteúdo aos quais devemos nos atentar: os conteúdos perenes e os conteúdos de atualização.

Os conteúdos perenes são as descrições de produtos e serviços, à homepage e outras páginas que, inclusive, não recomenda-se alterá-las com tanta frequência. Este tipo de conteúdo deve trazer alguma informação nova e relevante, de caráter didático mesmo, para que o consumidor, ao deixar o seu site, sinta que aprendeu alguma coisa e registre a sua marca na cabeça.

Já os conteúdos de atualização, dentre os quais considera-se artigos, notícias, vídeos e outros, estes, sim, devem ser atualizados com frequência, considerando-se a capacidade de produção de conteúdo de sua empresa e do segmento em que está inserida. No entanto, vale ressaltar: qualidade, informação e relevância têm de estar sempre em mente!

Compartilhe suas publicações nas redes sociais

Agora que já temos os conteúdos de qualidade, atualizados e tudo mais, é hora de avisar nossos consumidores que tudo o que isto é feito pensando neles e para eles. Ou seja, vamos para as redes sociais!

E não se preocupe se você não tem familiaridade com o Tumblr, o Pinterest, o Picasa, o Flickr, o Delicious, e outras muitas redes sociais que existem pelo mundo. Invista naquelas que são mais propícias para encontrar o seu público-alvo e que você seja capaz de produzir um conteúdo relevante para ele. Para a grande maioria dos casos, Facebook, Twitter e Linkedin bastam.

Envie newsletters informativas

O e-mail marketing ainda é uma grande ferramenta para divulgação de produtos e serviços, mas é preciso não cair na mesmice de enviar promoções atrás de promoções, preços, descontos, condições de pagamento etc. O e-mail marketing é um canal de comunicação, de branding, de fidelização, como qualquer outro. Ações inusitadas podem despertar um sorriso, uma risada, um aprendizado, e outras muitas boas sensações que gerem um interesse maior do cliente por sua marca.

Dê um bom motivo para a pessoa se cadastrar em sua newsletter e, a cada campanha, mantenha esse compromisso.

Conclusão

Fidelização é um processo que, do ponto de vista estratégico, possui diversas frentes de atuação que devem ser trabalhadas em conjunto para obter melhores resultados. Essas são algumas dicas que você pode colocar em prática hoje mesmo e observar se são o melhor caminho para a sua empresa.

Após um período de teste, vale a pena mensurar os resultados e criar uma estratégia personalizada, que dê conta de todas as suas necessidades. Esse é o melhor jeito de crescer, gerar mais conversões e fidelizar clientes.

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